domingo, 26 de julho de 2009


Os grupos de cursistas de Viamão junto da formadora



Nossas Oficinas sempre com "Chimarrão"!


Texto Descritivo A PESCA


Texto Narrativo A PESCA Grupo de Cursistas: Aline e Darcila


Texto Injuntivo A PESCA Grupo de Cursistas: Cláudia, Janaina, Rosemary e Paula


"Foram muitos trabalhos realizados pelos cursistas em suas escolas com seus alunos, tenho vontade de colocar todos mas tornaria-se muito extenso e cansativo. O importante é que a sementinha Gestar está germinando e no futuro dará bons frutos".
**** Aproveitei o momento e também falei sobre outros tipos de descrições, como por exemplo: uma paisagem, uma cena triste ou cômica, um sonho, um sentimento, etc...
**** Pedi, também, para que fizessem a descrição de uma pessoa da qual eles gostassem muito.
Veja agora um trabalho da aluna Rosane Alves da Silveira.
É um objeto feito de papel que é preciso desmatar a natureza para obtê-lo, ele ajuda alunos, professores, estudantes de faculdade,pré-vestibular. Na verdade ele é utilizado por todos que querem aprender mais ou conhecer histórias do passado ou de várias coisas. Para tudo é preciso dele. Se a pessoa quer alguma informação é preciso desse objeto, é uma coisa que todos , principalmente, os estudantes e professores precisam dele, ele tem muitas informações, quando estamos em uma dúvida precisamos dele e procuramos na dificuldade de todas as matérias ou histórias antigas, ele é muito importante esse objeto é o livro.
**********************************
Esta pessoa é uma pessoa batalhadora, legal, divertida, é uma pessoa que eu admiro muito, uma pessoa que quer sempre quiz o meu melhor, uma pessoa que nunca esquecerei, que está sempre em meu coração, uma pessoa que não tem como eu agradecer ela, que não tem dinheiroque pague tudo o que ela me feze não tem como eu agradecer, é minha mãe uma pessoa muito querida!

Trabalho produzido por Alunos sobre Gêneros Textuais

Foi solicitado aos cursistas que realizassem com seus alunos as atividades da página 109, unidade 11, TP 3. Esta é a atividade realizada na E.M.Castelo Branco, pela prof. e cursista Mírnea Silveira, junto a turma 80 do 8 ano, faixa etária 13 anos.
Primeiro Momento: A turma foi dividida em dois grandes grupos, um com doze alunos, outro com treze alunos. Foi então explicado as regras do jogo. Todos aprovaram. Observação: Eles ficaram muito contentes com a aula diferente e levemente agitados.
Segundo Momento: Iniciado o jogo um fato interessante ocorreu, além da descrição do objeto, eles também faziam mímica, num primeiro momento pensei em não deixar acrescentar aquele tipo de informação, mas depois vi que a turma estava gostando muito, então aprovei.
Terceiro Momento: A seguir, foi pedido aos alunos que escrevessem a descrição de um objeto de grande valor pessoal. Todos fizeram. Escolhi algumas que continham as informações mais claras.
Quarto Momento:Sentamo-nos todos em "roda" e eles leram suas descrições. Observação: No momento da leitura algo aconteceu, eles pediram para o colega não dizer o nome do objeto descrito para que eles pudessem adivinhar, o trabalho ficou mais dinâmico e todos se divertiram muito.

Trabalho produzido por Alunos sobre Gêneros Textuais


Trabalho produzido por Alunos sobre Gêneros Textuais


Este trabalho é das alunas Bruna e Jaqueline da professora cursista Aline Fraga.

Euforia nas atividades do Gestar

Assim como nós, formadores, nos encantamos com as atividades realizadas no período de formação na UniRitter, aqui em nosso município está acontecendo o mesmo. Percebo a satisfação dos cursistas na realização da atividades. Algumas estão sendo solicitadas como tarefa para serem realizadas nas suas escolas junto aos alunos, como por exemplo a atividade 1 dos Gêneros Textuais e agora com os Gênero poético, literário e não literário. Os relatos dos cursistas ao retornarem nas oficinas, após praticarem com seus alunos as tarefas, têm sido satisfatório e envolvente. Os mesmos contam que até aqueles alunos que anteriormente ao Gestar não participavam, agora participam! Muitos deles agora, quando chega o professor já perguntam: " profe o que teremos para hoje?" empolgados! Isto é fantástico!

Ritmo BOLERO produzido por Alberto,Marize,Lilian e Izabel