quarta-feira, 8 de julho de 2009

Quarta Oficina Gestar II - 08/07

Nesta oficina trabalhamos a Unidade 11, TP 3, Tipos Textuais .
*Tipo Narrativo: apóia-se em fatos,personagens, tempo e espaço. Relata mudanças de estado entre os fatos ou episódios, seja marcando essas mudanças nos tempos verbais ou não. Além disso, há uma relação de anterioridade e posterioridade entre os fatos narrados e, frequentemente, esses fatos mantêm entre si uma relação de causa e efeito. Por isso, muitas vezes, a ordem em que se enuncia os fatos é relevante para a sequência narrativa.
* Tipo Descritivo: enumera aspectos físicos ou psicológicos, em simultaneidade.Nenhum dos fatos, ou informações, é necessariamente anterior a outro. Por isso, a inversão na ordem dos enunciados não altera a "imagem" que a descrição constrói.
* Tipos Injuntivos ou Instrucionais: têm por objetivo instruir o leitor/ouvinte sobre alguma coisa. Por isso, as formais verbais mais frequentemente empregadas estão no modo imperativo.
*Tipos Preditivos:Têm por objetivo fazer o leitor/ouvinte acreditar em um estado de coisas que ainda está para acontecer. Por isso predominam os verbos nos tempos futuros e os conectores lógicos não são importantes. Pode-se perceber, formalmente, uma semelhança com a descrição de uma situação futura: uso de verbos de estado e de frases nominais.
* Tipos Dissertativos Expositivo: Quando o texto dissertativo se dedica mais a expor idéias, a fazer que o leitor/ouvinte tome conhecimento de informações ou interpretações dos fatos.
* Tipos Dissertativos Argumentativos: Quando as interpretações expostas pelo texto dissertativo vão mais além nas intenções e buscam explicitamente convencer o leitor/ouvinte sobre
Esses foram os trabalhos realizados pelos grupos: a partir dessas explicações.

Foi realizada a partir dessas colocações a Atividade 3 - Prosa e Verso texto: A Pesca de Affonso Romano se Sant'Anna onde deveriam reescrever o texto em:
* Prosa Narrativa
* Prosa Descritiva
* Prosa Injuntiva
* Prosa Dissertativa Argumentativa
* Prosa Dissertativa Expositiva

Trabalho dos Alunos Ritmo Funk Prof. Lilian