domingo, 13 de setembro de 2009

Trabalhos produzidos por Cursistas Atividade TP 4 - Circuito Fechado














































Décima Primeira Oficina Gestar II - 09/09

Nesta oficina trabalhamos no TP 4.
* Atividade 1 - Reflexão sobre nossas atividades do dia-a-dia;
* Atividade 2 - Leitura texto: Circuito Fechado -TP4 pág. 16
* Atividade 3 - Em duplas comentários sobre as pistas informativas encontradas no texto;
* Atividade 4 - Refletir e socializar as questões a, b, c e d página 18, TP 4;
* Atividade 5 - Realização do seu próprio texto Circuito Fechado, conforme orientações da página 19, questão a, b e c.

Trabalho produzido por Alunos







Décima Oficina Gestar II - 02/09

* Com auxílio do material de apoio, que já havia entregue aos cursistas anteriormente, trabalhamos o texto 4 - TP 4 Unidade 16 Minhas não-férias. Solicitei quem poderia fazer a leitura do texto para nós, prontamente uma colega se dispôs. Atentamente acompanhamos e socializamos sobre o tema proposto. Em seguida, realizamos a atividade 12, em duplas conforme slide 92 , que reflitam sobre as questões propostas nas letras "d" e "e" da página 164. Socializamos essas reflexões.
* Após a atividade anterior realizamos a Atividade 13, foi uma diversão só!!! A turma ficou muito muito descontraída e produziu texto maravilhosos; para esta solicitei que formassem 5 grupos, realizei o sorteio dos gêneros: carta, notícia, manual, conto e poema; solicitei que escrevessem um texto empregando as seguintes palavras, sem informar-lhes o significado de cada uma:
- muxuango
- hermeneuta
- vituperado
- defenestração
- perfunctório
- falácia
- ignóbil
- sibilino
- uxoricídio
- apoplexia
Veja que texto criativos:
Carta
Caro Sibilino
Hoje durante a aula do Gestar, após um grave ataque de apoplexia, em ver as palavras, estranhas, que nunca nos foram apresentadas, de forma ignóbil e cheia de falácia, provocando um uxoricídio perfunctório, estupefatas permanecemos com a proposta de trabalho da oficineiria presente.
Com a defenestração de nossos sentidos, buscamos em nossos próprios "hds", winchesters, disco rígido, digo, cérebro vituperado, nos colocamos a escrever. Na verdade, sem saber empregar os mesmos.
Muxuango, seu apelido carinhoso, sibilino, hoje você perdeu um ótimo encontro, muito divertido. Todos mandam um abraço forte e esperamos que esta questão hermeneuta não lhe faça perder o merecido sono. Certamente nos veremos com saúde no próximo encontro.
Vocabulário:
uxoricídio=espanto, perfuntório= paralizante,
muxuango=apelido, falácia= falação
hermeneuta=difícil, ignóbil=abrupta
vituperado=remexidos, apoplexia= choque
defenestração=normalização, sibilino= nome próprio
Grupo: Alberto, Lilian, Isabel Cristina, Marize.

Notícia
Dona Falácia(1), mulher dedicada a família sofreu uma apoplexia(2) ao receber a notícia do uxoricídio(3) de seu amado companheiro de muitos anos, o senhor Sibilino(4).
Moradores do bairro Muxuango(5) comentam qie ele foi acometido de um perfuntório(6), após terem-lhe administrado, em caráter emergencial, uma defenestração(7). Sendo assim, foi vituperado(8) as pressas e permaneceu ignóbil(9) por 24 horas. Tal fato será investigado futuramente por um hermeneuta(10).
Vocabulário:
1- nome da personagem,
2- mal súbito,
3- falecimento,
4- nome da personagem,
5-nome de um determinado lugar,
6- trauma pós medicação,
7- lavagem estomacal,
8- operado às pressas,
9- em coma,
10- especialista em fatos já decorridos, mas que guardam alguma dúvida, mistério.
Grupo: Narcisa, Arlete.

Manual
Se você está sofrendo de muxuango, chame um hermeneuta que lhe deixará vituperado e este lhe introduzirá um perfunctório e depois, fará em você uma defenestração falácia. Por alguns instantes, você ficará ignóbil, talvez com o seu uxoricídio frouxo, mas não se preocupe, basta tomar Apoplexia três vezes ao dia que todos os sintomas desaparecerão em cinco dias. Então, você sentirá o seu sibilino ereto como nunca antes visto.
Vocabulário:
muxuango= um problema de saúde,
hermeneuta= um médico especialista,
vituperado= fortalecido,
perfunctório=aparelho médico usado para perfurar qualquer parte do corpo,
defenestração= procedimento médico que provoca a renovação da pele,
falácia= uma graduação do procedimento da defenestração,
ignóbil= imóvel,
uxoricídio=aparelho urinário,
apoplexia= um tipo de remédio.
Grupo: Lúcia Lucas e Janaina.

Conto
Balança, mas não cai
Na cidade barulhenta de Viamão, existia um prédio de dez andares apelidado de " Balança, mas não cai". Nele moravam pessoasde todas as classes sociais, podendo ser comparada a uma fauna.
Na manhã ensolarada, o casal do 501, resolve descer para caminhar. No elevador encontram o excêntrico Sibilino, que ao cumprimentá-lo, acariciou as nádegas do Senhor Muxuango.
Muxuango ficou confuso: sentiu prazer e nojo ao mesmo tempo. Senhora Falácia não percebeu o acontecido e sua rotina seguia inabalável.
O recatado morador do 501 não imaginava que a atitude hermeneuta do Sibilino foi assistida e gravada pelo síndico Perfunctório de Jesus. Este tinha taras vituperadas.
Muxuango, indeciso, pensava em dividir suas angústias, mas com quem? Então, após muita reflexão ele decide defenestrar seus problemas a sua recatada e puritana esposa Falácia. Ela, então o ouviu com muita atenção. Ele estava ignóbil com a apatia de sua doce senhora. Foi então que, Falácia revelou seu mais íntimo segredo que apoplexiava-a... Querido já sei de tudo, assisti ao vídeo junto do Perfunctório nas noites de uxoricídio. Muxuango sentiu-se perplexo e ao mesmo tempo aliviado em poder realizar seu maior desejo sexual, que era passar uma noite com o excêntrico Sibilino.
A partir daí o "Balança mas não cai", balança todas as noites mergulhados nas taras do quarteto fantástico.
Grupo: Aline Fraga, Ana Maria Machado, Márcia Derungs, Zoraida Borba.

Poema
Quando avistei o Muxuango
No fandango,vituperado
Logo fiquei apavorado
Iniciei uma concentração
Seguida de defenestração
Mas falácia vai,
Falácia vem,
Lembrei-me do Sibilino
Que era um homem felino
Que pegava a hermeneuta
No canto mais ignóbil
Fazendo um perfunctório
Dentro do consultório
Tudo poderia terminar em apoplexia
Ou na delegacia
Mas pensando em homicídio
Transformou-se em uxoricídio.
Glossário:
Muxuango= nome da pessoa
vituperado=animado
defenestração=conversação
falácia=conversa
Sibilino= nome de pessoa
Hermeneuta=nome de pessoa
ignóbil= escuro
perfunctório= sexo
apoplexia=briga
uxoricídio=amizade
Grupo: Cleusa Maria, Juliane Gonçalves, Paula Nogueira, Vânea Kaiser, Waleska Ojeda.

Nona Oficina Gestar II - 26/08

* Trabalhamos a Unidade 15 com os seguintes objetivos:
1-Conhecer as várias funcções e formas das perguntas, na ajuda à leitura do aluno;
2-Utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto;
3-Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender.

*Realização da Atividade 11
Para esta fiz várias cópias do slide 88, desta atividade 11, onde assim ficou estabelecido:
- Ler o texto " A expansão da pobreza nas cidades". pág. 136
- Dividir o grupo em grupos e solicitar que, com base na leitura do texto, sejam elaboradas perguntas para orientar o leitor a compreender o texto, conforme sugerido na atividade 4 pág. 120 e 121.
- Socializar as perguntas elaboradas ressaltando a importância das diferentes posturas com relação às respostas. Socializamos sobre o slides 89 ( perguntas)

Sétima Oficina Gestar II - 12/08

* Nesta noite ainda trabalhamos sobre o filme Narradores de Javé, com a resenha do filme, comentamos sobre o vocabulário utilizado pelos personagens do filme, a importância do livro da salvação,etc...

*Em seguida trabalhamos no material de apoio o texto 7- Uma história sem pé nem cabeça! - Foi muito divertido e descontraímos bastante e solicitei que realizassem essa mesma atividade junto aos alunos nas escolas.

*Também foi entregue aos professores cursistas a orientação enviada sobre a construção do projeto para a finalização do programa. Foi explicado passo a passo todos os itens solicitado:
a) Temática;
b)Problemática;
c)Fundamentação teórica;
d)Objetivo;
e)Metodologia;
f)Cronograma;
g)Equipe de trabalho;
h)Avaliação

Oitava Oficina Gestar II- 19/08
















Nesta noite realizamos a Atividade 5- Memorial - Entreguei a todos os cursistas o material de apoio, onde puderam acompanhar a leitura sobre Memorial, bem como reproduzi e entreguei-lhes cópia do slide 76 sobre memorial. Socializamos e socilitei a produção de seu memorial de leitor. Fizemos também, relação do que é um memorial e ao filme assistido. Eis alguns trabalhos produzidos pelos cursistas:

Sexta Oficina Gestar II- 05/08

Agora estamos retornando do período de recesso, de 18/07 até 03/08, anciosos para retornarmos às atividades do Gestar.
Reiniciamos então, assistindo ao filme Narradores de Javé. Foi muito divertido, vários comentários. Logo, entreguei aos cursistas o roteiro para análise do filme,que nos foi fornecido pelo Centro de Formação Continuada de Porfessores da UnB, para ser elaborado em grupos e, individualmente, o planejamento de aula a partir do filme assistido com os seguintes tópicos:
1. Tema da aula
2. Objetivo
3. Série/Ano
4. Carga Horária
5. Metodologia
6. Recursos
7. Fechamento- produção

Quinta Oficina Gestar II - 15/07

Trabalhamos a Unidade 12 , TP 3, relacionando e analisando as sequências tipológicas dos gêneros, socializamos. Apresentação com uso do data show, da unidade 12. Atividade 4: formação de 4 grupos de trabalho; leitura e discussão dos textos; levantamento das características dos tipos e dos gêneros; fazer uma proposta de trabalho usando os textos do TP 3 unid 12 ( recriação de um texto). Foi realizada a atividade 5, unidade 12. Foi muito legal!