domingo, 21 de junho de 2009

Segunda Oficina Gestar II 17/06
















Na segunda oficina relatarei através de etapas como transcorreu nosso encontro:










  • Primeiro momento: Solicitei aos cursistas que me entregassem por escrito suas espectativas quanto ao programa Gestar II, em que ele pode ajudar na sua vida profissional, conforme folha já entregue como tarefa de casa da primeira oficina, unidade 1 do Guia Geral. Eis algumas colocações dos cursistas daqui:





"Espero que possa dar-me suporte para uma "reciclagem" nas aula de Língua Portuguesa, através de oficinas, jogos, diversificação de textos(gênerosliterários)"Izabel /E.M.E.F.Humberto Castelo Branco.






"Idéias de atividades diferenciadas para que eu possa trabalhar com meus alunos, assim proporcionando aulas mais dinâmicas e atrativas".Juliane






"Espero encontrar uma maneira diferente de trabalhar com textos e produções textuais. Gostaria de proporcionar para meus alunos uma maneira nova de estudar o português sem traumas". Janaina/E.M.E.F.Olímpio Coelho de Oliveira.






"Eu não espero, eu quero conseguir "alcançar" o adolescente com propostas de ensino mais atrativas. Fazer com que o aluno se sinta instigado a pensar, a criticar, a raciocinar. Eu quero ouvir meu aluno dizer que "adora" produzir textos- o que hoje eu ouço muito raramente. E também que eu cresça profissionalmente". Mírnea da Graça Silveiria






"Eu pretendo mudar minhas práticas, ou melhor, aprimorá-las, de forma a enriquecer o meu trabalho diário de sala de aula. Quero idéias, mudança e também, provocar no aluno, a vontade de participar das aulas de português. desejo conseguir bastantes materiais e aprendera usá-los, diversificando, assim, as aulas por ministradas". Lúcia L.Teixeira/E.M.E.F. CAIC











  • Segundo momento: Solicitei que a turma formasse um círculo e que os cursistas se apresentassem ao grande grupo;





  • Terceiro momento: Realizei apresentação sobre Gêneros Textuais. Definições e funcionalidade, conforme Luis Antonio Marcuschi. As colocações sobre diferenças entre gêneros e tipo textual presominaram na sala. Acompanhamos a leitura do TP 3. Foi realizada a socialização junto aos conteúdos apresntados no datashow sobre Gêneros Textuais e tipo textual;





  • Quarto momento: Entreguei uma cópia para cada cursista do texto " Os dois garotos... Texto 9 TP3 unidade 9. Solicitei que formassem grupos e pedi a um voluntário para ler o texto oralmente. Em seguida iniciamos os comentários questionando-os há narração no texto? Onde? há descrição no texto? Onde? A partir das conclusões verificamos a heterogeneidade tipológica de texto. Socializamos relacionando com o material exposto no datashow;





  • Quinto momento: Pedi aos grupos que realizassem a Atividade 1: criassem um texto com base nas referências do texto lido: * Grupo 1 - Vender a casa





* Grupo 2 - Comprar a casa






* Grupo 3 - Tentar tombar a casa






* Grupo 4 - Roubar a casa






* Grupo 5 - Alugar a casa






Socialização: todos os grupos apresentaram suas criações e a partir de cada um pode-se aproveitar para analisar de que gênero seria e que tipo textual se evidenciariam. Eis as criações dos nossos cursistas:






Grupo 1- Vender a casa: "Vende-se uma casa espaçosa, com três dormitórios,sendo uma suíte com hidromassagem. Lavabo e banheiro social. Ampla sala de estar com belíssima lareira que aquece o ambiente nos frios dias de inverno. A cozinha é dividida em dois ambientes ensolarados nas manhãs e aquecidas com um tradicional fogão à lenha. Rodiada por um florido jardim, que exala o perfume nas tardes de primavera, além de conter acesso a um cuidadoso pomar e uma horta com produtos orgânicos. Possui uma piscina que proporciona alegria e distração aos proprietários e convidados. Possui uma garagem com espaço para três automóveis e um pequeno bote que é usado para deslizar nas águas suaves do açude. Tratar com o proprietário que lhe aguarda na acolhedora varanda, sevando o chimarrão. End.: Rua das Hortênsias,777 - Beco dos Românticos. Componentes do grupo: Marize, Lillian,Izabel;






Grupo 2 - Comprar a casa:" Procura-se casa: Família grande procura casa para comprar, com jardim vastos e bem cuidado e quintal arborizado com espaço para prática de esportes. Prefere-se casa com no mínimo três quartos, sendo o de casal com closet e cofre. A casa deve ter pintura recente e ser afastada de outras casas uns 500m. "Componente do grupo: Lúcia, Márcia e Narcisa.






Grupo 3 - Tentar tombar a casa:






Viamão, 17 de junho de 2009






Ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artísticonacional Brasília/DF






Ref: Tombamento de Patrimônio Histórico - Residência da Família de Tapir Rocha











Prezados Senhores,






Vimos através deste apresentar uma proposta de tombamento da casa onde nasceu Tapir Rocha, ilustre político de Viamão/RS.






A casa foi construída na década de vinte pelo ilustre arquiteto português Oscar da Silvae guarda ainda os traços originais da época, sendo um perfeito exemplar de réplica da arquitetura açoriana do século passado.






A residência possui belos e arborizados jardins, com ampla área social no primeiro andar,com 700m2 distribuídos em salas de estar, jantar, gabinete, sala íntima, cozinha, lavabo. No andar superior, encontram-se seis: dormitórios em perfeito estado, três amplos banheiros, sala íntima e biblioteca. Neste mesmo andar, encontra-se um escritório com uma belíssima coleção de selos e moedas raras. A casa toda é ornamentada por obras de arte e móveis de época em perfeito estado.






A casa está toda pintada, necessitando apenas de reparos no lavabo, do andar térreo, para conserto de encanamento.






Além disso, outros utensílios de inestimável valor histórico compõe o patrimônio, tais como: baixelas de prata e porcelana chinesa, cristais, jóias de família e roupas de época.






A casa localiza-se distante da zona urbana. Tendo em vista, seu amplo espaço externo, que pode ser utilizado como estacionamento. amplas aberturas que facilitam acesso e a fácil localização pela RS 118, sugerimos que a residência seja tombada para a criação de um museu, com o objetivo de preservar a cultura de nossa terra.






Contando com o apoio e a receptividade do projeto, despedimo-nos.






Atenciosamente






Componentes do Grupo: Paula,Karen, Waleska.






Grupo 4: Roubar a casa : Certo dia, três homens estacionaram seu carro em frente a uma residência a qual já vinham observando há muito tempo, pareciam agitados e discutiam algo. De repente, dois garotos atravessaram a rua e entraram na casa.






Dentro do carroa discussão tornou-se mais acirrada, um deles fez menção de sair, parecendo desistir de algo, o outro começa a colocar a touca ninja para se disfarçar.






Já estando caracterizados, resolvem se aproximar da casa. Encontram uma porta lateral aberta e adentram.






Ouvem as crianças ouvindo música na sala de estar e decidiram ir diretamente ao closet, onde sabiam estar localizado o cofre com as jóias da família. Arrombaram o cofre facilmente, pois eram expert no assunto, recolheram as jóias e desceram, ao passar pelo escritório observaram a existência de uma coleção de selos e moedas raras, colocaram tudo em uma mala e foram emborasem que as crianaças percebessem o que havia ocorrido.






Moral da história: Mães,não dêem suas voltinhas nas quintas-feiras. Componentes do Grupo: Vânea,Juliane e Mírnea.






Grupo 5 - Alugar uma casa: Aluga-se uma casa de alvenaria com 300m2 - Águas Claras, 3 quartos, sala de jantar e estar, lavabo, garagem, escritório, pátio amplo, recém reformada, valor a combinar. Fone:999.66.494- 33.32.22.58. Componentes do Grupo: Ana Maria, Janaina, Jaqueline.











  • Lição de Casa: Atividade com alunos no TP3 AAA3 atividade 2, página 41 - Primeiro Classificado número 01 ao 06.





  • Olhem agora as fotos dos cursistas em grupos trabalhando sobre Gêneros e Tipos textuais.





Até a próxima oficina dia 24/06! Bjus Sílvia.

Abertura da Primeira Oficina 03/06




Queria salientar que na primeira oficina tivemos a participação do Diretor Geral da Secretaria de Educação, Sr. Belini, o Chefe de Gabinete da SME , Sr. Luciano e da Asssessora Pedagógica da SME , Sra. Zeni. Inclusive o Sr. Luciano tem participado de nossas oficinas nos dando um apoio em relação a parte de informatização. Saliento também em forma de agradecimento a acolhida do Gestar II ,pela Diretora da escola municipal Farroupilha Sra. Jussara, pois nos cedeu o espaço para a realização das nossas oficinas.


O Grupo que irá fazer o Gestar II acontecer em Viamão é composto pelos seguintes cursistas: Ana Maria C.Machado,Arlete R. Rodrigues, Cláudia Marques, Cleusa R. Silva, Dione S.L. Machado, Elsa Adriana S. Silva, Fabíola S M Roesler, Isabel C R Almeida, Jaciara Neves, Janaina C Rita, Jaqueline Ludvig, Juliane A S Gonçalves, Karin Luciane C Loukili, Katrine A SKochhann, Lúcia L Teixeira,Maria Darcila Tinoco, Marize R Pisoni, Mírnea da Graça Silveira, Narcisa R C Severo, Paula N da Silva, Rosane F Machado, Rosemary P Barros, Silvia P Rocha, Sônia R Trindade, Vânea M B Kaiser, Waleska R OjedaMarcia Derungs, Lilian Maria G de Freitas.