
domingo, 27 de setembro de 2009
domingo, 20 de setembro de 2009
Décima Segunda Oficina Gestar II - 16/09
Primeira Atividade - AAA 4
Nesta oficina trabalhamos no AAA 4, na unidade 16, as atividades 2 e 3 com os objetivos de refletir sobre a função sócio-educativa da escrita; perceber a escrita como prática comunicativa; identificar crenças e teorias que subjazem as práticas de ensino da escrita.
domingo, 13 de setembro de 2009
Décima Primeira Oficina Gestar II - 09/09
* Atividade 1 - Reflexão sobre nossas atividades do dia-a-dia;
* Atividade 2 - Leitura texto: Circuito Fechado -TP4 pág. 16
* Atividade 3 - Em duplas comentários sobre as pistas informativas encontradas no texto;
* Atividade 4 - Refletir e socializar as questões a, b, c e d página 18, TP 4;
* Atividade 5 - Realização do seu próprio texto Circuito Fechado, conforme orientações da página 19, questão a, b e c.
Décima Oficina Gestar II - 02/09
* Após a atividade anterior realizamos a Atividade 13, foi uma diversão só!!! A turma ficou muito muito descontraída e produziu texto maravilhosos; para esta solicitei que formassem 5 grupos, realizei o sorteio dos gêneros: carta, notícia, manual, conto e poema; solicitei que escrevessem um texto empregando as seguintes palavras, sem informar-lhes o significado de cada uma:
- muxuango
- hermeneuta
- vituperado
- defenestração
- perfunctório
- falácia
- ignóbil
- sibilino
- uxoricídio
- apoplexia
Veja que texto criativos:
Carta
Caro Sibilino
Hoje durante a aula do Gestar, após um grave ataque de apoplexia, em ver as palavras, estranhas, que nunca nos foram apresentadas, de forma ignóbil e cheia de falácia, provocando um uxoricídio perfunctório, estupefatas permanecemos com a proposta de trabalho da oficineiria presente.
Com a defenestração de nossos sentidos, buscamos em nossos próprios "hds", winchesters, disco rígido, digo, cérebro vituperado, nos colocamos a escrever. Na verdade, sem saber empregar os mesmos.
Muxuango, seu apelido carinhoso, sibilino, hoje você perdeu um ótimo encontro, muito divertido. Todos mandam um abraço forte e esperamos que esta questão hermeneuta não lhe faça perder o merecido sono. Certamente nos veremos com saúde no próximo encontro.
Vocabulário:
uxoricídio=espanto, perfuntório= paralizante,
muxuango=apelido, falácia= falação
hermeneuta=difícil, ignóbil=abrupta
vituperado=remexidos, apoplexia= choque
defenestração=normalização, sibilino= nome próprio
Grupo: Alberto, Lilian, Isabel Cristina, Marize.
Notícia
Dona Falácia(1), mulher dedicada a família sofreu uma apoplexia(2) ao receber a notícia do uxoricídio(3) de seu amado companheiro de muitos anos, o senhor Sibilino(4).
Moradores do bairro Muxuango(5) comentam qie ele foi acometido de um perfuntório(6), após terem-lhe administrado, em caráter emergencial, uma defenestração(7). Sendo assim, foi vituperado(8) as pressas e permaneceu ignóbil(9) por 24 horas. Tal fato será investigado futuramente por um hermeneuta(10).
Vocabulário:
1- nome da personagem,
2- mal súbito,
3- falecimento,
4- nome da personagem,
5-nome de um determinado lugar,
6- trauma pós medicação,
7- lavagem estomacal,
8- operado às pressas,
9- em coma,
10- especialista em fatos já decorridos, mas que guardam alguma dúvida, mistério.
Grupo: Narcisa, Arlete.
Manual
Se você está sofrendo de muxuango, chame um hermeneuta que lhe deixará vituperado e este lhe introduzirá um perfunctório e depois, fará em você uma defenestração falácia. Por alguns instantes, você ficará ignóbil, talvez com o seu uxoricídio frouxo, mas não se preocupe, basta tomar Apoplexia três vezes ao dia que todos os sintomas desaparecerão em cinco dias. Então, você sentirá o seu sibilino ereto como nunca antes visto.
Vocabulário:
muxuango= um problema de saúde,
hermeneuta= um médico especialista,
vituperado= fortalecido,
perfunctório=aparelho médico usado para perfurar qualquer parte do corpo,
defenestração= procedimento médico que provoca a renovação da pele,
falácia= uma graduação do procedimento da defenestração,
ignóbil= imóvel,
uxoricídio=aparelho urinário,
apoplexia= um tipo de remédio.
Grupo: Lúcia Lucas e Janaina.
Conto
Balança, mas não cai
Na cidade barulhenta de Viamão, existia um prédio de dez andares apelidado de " Balança, mas não cai". Nele moravam pessoasde todas as classes sociais, podendo ser comparada a uma fauna.
Na manhã ensolarada, o casal do 501, resolve descer para caminhar. No elevador encontram o excêntrico Sibilino, que ao cumprimentá-lo, acariciou as nádegas do Senhor Muxuango.
Muxuango ficou confuso: sentiu prazer e nojo ao mesmo tempo. Senhora Falácia não percebeu o acontecido e sua rotina seguia inabalável.
O recatado morador do 501 não imaginava que a atitude hermeneuta do Sibilino foi assistida e gravada pelo síndico Perfunctório de Jesus. Este tinha taras vituperadas.
Muxuango, indeciso, pensava em dividir suas angústias, mas com quem? Então, após muita reflexão ele decide defenestrar seus problemas a sua recatada e puritana esposa Falácia. Ela, então o ouviu com muita atenção. Ele estava ignóbil com a apatia de sua doce senhora. Foi então que, Falácia revelou seu mais íntimo segredo que apoplexiava-a... Querido já sei de tudo, assisti ao vídeo junto do Perfunctório nas noites de uxoricídio. Muxuango sentiu-se perplexo e ao mesmo tempo aliviado em poder realizar seu maior desejo sexual, que era passar uma noite com o excêntrico Sibilino.
A partir daí o "Balança mas não cai", balança todas as noites mergulhados nas taras do quarteto fantástico.
Grupo: Aline Fraga, Ana Maria Machado, Márcia Derungs, Zoraida Borba.
Poema
Quando avistei o Muxuango
No fandango,vituperado
Logo fiquei apavorado
Iniciei uma concentração
Seguida de defenestração
Mas falácia vai,
Falácia vem,
Lembrei-me do Sibilino
Que era um homem felino
Que pegava a hermeneuta
No canto mais ignóbil
Fazendo um perfunctório
Dentro do consultório
Tudo poderia terminar em apoplexia
Ou na delegacia
Mas pensando em homicídio
Transformou-se em uxoricídio.
Glossário:
Muxuango= nome da pessoa
vituperado=animado
defenestração=conversação
falácia=conversa
Sibilino= nome de pessoa
Hermeneuta=nome de pessoa
ignóbil= escuro
perfunctório= sexo
apoplexia=briga
uxoricídio=amizade
Grupo: Cleusa Maria, Juliane Gonçalves, Paula Nogueira, Vânea Kaiser, Waleska Ojeda.
Nona Oficina Gestar II - 26/08
1-Conhecer as várias funcções e formas das perguntas, na ajuda à leitura do aluno;
2-Utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto;
3-Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender.
*Realização da Atividade 11
Para esta fiz várias cópias do slide 88, desta atividade 11, onde assim ficou estabelecido:
- Ler o texto " A expansão da pobreza nas cidades". pág. 136
- Dividir o grupo em grupos e solicitar que, com base na leitura do texto, sejam elaboradas perguntas para orientar o leitor a compreender o texto, conforme sugerido na atividade 4 pág. 120 e 121.
- Socializar as perguntas elaboradas ressaltando a importância das diferentes posturas com relação às respostas. Socializamos sobre o slides 89 ( perguntas)
Sétima Oficina Gestar II - 12/08
*Em seguida trabalhamos no material de apoio o texto 7- Uma história sem pé nem cabeça! - Foi muito divertido e descontraímos bastante e solicitei que realizassem essa mesma atividade junto aos alunos nas escolas.
*Também foi entregue aos professores cursistas a orientação enviada sobre a construção do projeto para a finalização do programa. Foi explicado passo a passo todos os itens solicitado:
a) Temática;
b)Problemática;
c)Fundamentação teórica;
d)Objetivo;
e)Metodologia;
f)Cronograma;
g)Equipe de trabalho;
h)Avaliação
Oitava Oficina Gestar II- 19/08





Sexta Oficina Gestar II- 05/08
Reiniciamos então, assistindo ao filme Narradores de Javé. Foi muito divertido, vários comentários. Logo, entreguei aos cursistas o roteiro para análise do filme,que nos foi fornecido pelo Centro de Formação Continuada de Porfessores da UnB, para ser elaborado em grupos e, individualmente, o planejamento de aula a partir do filme assistido com os seguintes tópicos:
1. Tema da aula
2. Objetivo
3. Série/Ano
4. Carga Horária
5. Metodologia
6. Recursos
7. Fechamento- produção
Quinta Oficina Gestar II - 15/07
domingo, 26 de julho de 2009
**** Pedi, também, para que fizessem a descrição de uma pessoa da qual eles gostassem muito.
Veja agora um trabalho da aluna Rosane Alves da Silveira.
É um objeto feito de papel que é preciso desmatar a natureza para obtê-lo, ele ajuda alunos, professores, estudantes de faculdade,pré-vestibular. Na verdade ele é utilizado por todos que querem aprender mais ou conhecer histórias do passado ou de várias coisas. Para tudo é preciso dele. Se a pessoa quer alguma informação é preciso desse objeto, é uma coisa que todos , principalmente, os estudantes e professores precisam dele, ele tem muitas informações, quando estamos em uma dúvida precisamos dele e procuramos na dificuldade de todas as matérias ou histórias antigas, ele é muito importante esse objeto é o livro.
**********************************
Esta pessoa é uma pessoa batalhadora, legal, divertida, é uma pessoa que eu admiro muito, uma pessoa que quer sempre quiz o meu melhor, uma pessoa que nunca esquecerei, que está sempre em meu coração, uma pessoa que não tem como eu agradecer ela, que não tem dinheiroque pague tudo o que ela me feze não tem como eu agradecer, é minha mãe uma pessoa muito querida!
Trabalho produzido por Alunos sobre Gêneros Textuais
Primeiro Momento: A turma foi dividida em dois grandes grupos, um com doze alunos, outro com treze alunos. Foi então explicado as regras do jogo. Todos aprovaram. Observação: Eles ficaram muito contentes com a aula diferente e levemente agitados.
Segundo Momento: Iniciado o jogo um fato interessante ocorreu, além da descrição do objeto, eles também faziam mímica, num primeiro momento pensei em não deixar acrescentar aquele tipo de informação, mas depois vi que a turma estava gostando muito, então aprovei.
Terceiro Momento: A seguir, foi pedido aos alunos que escrevessem a descrição de um objeto de grande valor pessoal. Todos fizeram. Escolhi algumas que continham as informações mais claras.
Quarto Momento:Sentamo-nos todos em "roda" e eles leram suas descrições. Observação: No momento da leitura algo aconteceu, eles pediram para o colega não dizer o nome do objeto descrito para que eles pudessem adivinhar, o trabalho ficou mais dinâmico e todos se divertiram muito.
Euforia nas atividades do Gestar
domingo, 12 de julho de 2009
Terceira Oficina II 01/07
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Quarta Oficina Gestar II - 08/07
*Tipo Narrativo: apóia-se em fatos,personagens, tempo e espaço. Relata mudanças de estado entre os fatos ou episódios, seja marcando essas mudanças nos tempos verbais ou não. Além disso, há uma relação de anterioridade e posterioridade entre os fatos narrados e, frequentemente, esses fatos mantêm entre si uma relação de causa e efeito. Por isso, muitas vezes, a ordem em que se enuncia os fatos é relevante para a sequência narrativa.
* Tipo Descritivo: enumera aspectos físicos ou psicológicos, em simultaneidade.Nenhum dos fatos, ou informações, é necessariamente anterior a outro. Por isso, a inversão na ordem dos enunciados não altera a "imagem" que a descrição constrói.
* Tipos Injuntivos ou Instrucionais: têm por objetivo instruir o leitor/ouvinte sobre alguma coisa. Por isso, as formais verbais mais frequentemente empregadas estão no modo imperativo.
*Tipos Preditivos:Têm por objetivo fazer o leitor/ouvinte acreditar em um estado de coisas que ainda está para acontecer. Por isso predominam os verbos nos tempos futuros e os conectores lógicos não são importantes. Pode-se perceber, formalmente, uma semelhança com a descrição de uma situação futura: uso de verbos de estado e de frases nominais.
* Tipos Dissertativos Expositivo: Quando o texto dissertativo se dedica mais a expor idéias, a fazer que o leitor/ouvinte tome conhecimento de informações ou interpretações dos fatos.
* Tipos Dissertativos Argumentativos: Quando as interpretações expostas pelo texto dissertativo vão mais além nas intenções e buscam explicitamente convencer o leitor/ouvinte sobre
Esses foram os trabalhos realizados pelos grupos: a partir dessas explicações.
Foi realizada a partir dessas colocações a Atividade 3 - Prosa e Verso texto: A Pesca de Affonso Romano se Sant'Anna onde deveriam reescrever o texto em:
* Prosa Narrativa
* Prosa Descritiva
* Prosa Injuntiva
* Prosa Dissertativa Argumentativa
* Prosa Dissertativa Expositiva
quarta-feira, 1 de julho de 2009
domingo, 21 de junho de 2009
Segunda Oficina Gestar II 17/06
- Primeiro momento: Solicitei aos cursistas que me entregassem por escrito suas espectativas quanto ao programa Gestar II, em que ele pode ajudar na sua vida profissional, conforme folha já entregue como tarefa de casa da primeira oficina, unidade 1 do Guia Geral. Eis algumas colocações dos cursistas daqui:
"Espero que possa dar-me suporte para uma "reciclagem" nas aula de Língua Portuguesa, através de oficinas, jogos, diversificação de textos(gênerosliterários)"Izabel /E.M.E.F.Humberto Castelo Branco.
"Idéias de atividades diferenciadas para que eu possa trabalhar com meus alunos, assim proporcionando aulas mais dinâmicas e atrativas".Juliane
"Espero encontrar uma maneira diferente de trabalhar com textos e produções textuais. Gostaria de proporcionar para meus alunos uma maneira nova de estudar o português sem traumas". Janaina/E.M.E.F.Olímpio Coelho de Oliveira.
"Eu não espero, eu quero conseguir "alcançar" o adolescente com propostas de ensino mais atrativas. Fazer com que o aluno se sinta instigado a pensar, a criticar, a raciocinar. Eu quero ouvir meu aluno dizer que "adora" produzir textos- o que hoje eu ouço muito raramente. E também que eu cresça profissionalmente". Mírnea da Graça Silveiria
"Eu pretendo mudar minhas práticas, ou melhor, aprimorá-las, de forma a enriquecer o meu trabalho diário de sala de aula. Quero idéias, mudança e também, provocar no aluno, a vontade de participar das aulas de português. desejo conseguir bastantes materiais e aprendera usá-los, diversificando, assim, as aulas por ministradas". Lúcia L.Teixeira/E.M.E.F. CAIC
- Segundo momento: Solicitei que a turma formasse um círculo e que os cursistas se apresentassem ao grande grupo;
- Terceiro momento: Realizei apresentação sobre Gêneros Textuais. Definições e funcionalidade, conforme Luis Antonio Marcuschi. As colocações sobre diferenças entre gêneros e tipo textual presominaram na sala. Acompanhamos a leitura do TP 3. Foi realizada a socialização junto aos conteúdos apresntados no datashow sobre Gêneros Textuais e tipo textual;
- Quarto momento: Entreguei uma cópia para cada cursista do texto " Os dois garotos... Texto 9 TP3 unidade 9. Solicitei que formassem grupos e pedi a um voluntário para ler o texto oralmente. Em seguida iniciamos os comentários questionando-os há narração no texto? Onde? há descrição no texto? Onde? A partir das conclusões verificamos a heterogeneidade tipológica de texto. Socializamos relacionando com o material exposto no datashow;
- Quinto momento: Pedi aos grupos que realizassem a Atividade 1: criassem um texto com base nas referências do texto lido: * Grupo 1 - Vender a casa
* Grupo 2 - Comprar a casa
* Grupo 3 - Tentar tombar a casa
* Grupo 4 - Roubar a casa
* Grupo 5 - Alugar a casa
Socialização: todos os grupos apresentaram suas criações e a partir de cada um pode-se aproveitar para analisar de que gênero seria e que tipo textual se evidenciariam. Eis as criações dos nossos cursistas:
Grupo 1- Vender a casa: "Vende-se uma casa espaçosa, com três dormitórios,sendo uma suíte com hidromassagem. Lavabo e banheiro social. Ampla sala de estar com belíssima lareira que aquece o ambiente nos frios dias de inverno. A cozinha é dividida em dois ambientes ensolarados nas manhãs e aquecidas com um tradicional fogão à lenha. Rodiada por um florido jardim, que exala o perfume nas tardes de primavera, além de conter acesso a um cuidadoso pomar e uma horta com produtos orgânicos. Possui uma piscina que proporciona alegria e distração aos proprietários e convidados. Possui uma garagem com espaço para três automóveis e um pequeno bote que é usado para deslizar nas águas suaves do açude. Tratar com o proprietário que lhe aguarda na acolhedora varanda, sevando o chimarrão. End.: Rua das Hortênsias,777 - Beco dos Românticos. Componentes do grupo: Marize, Lillian,Izabel;
Grupo 2 - Comprar a casa:" Procura-se casa: Família grande procura casa para comprar, com jardim vastos e bem cuidado e quintal arborizado com espaço para prática de esportes. Prefere-se casa com no mínimo três quartos, sendo o de casal com closet e cofre. A casa deve ter pintura recente e ser afastada de outras casas uns 500m. "Componente do grupo: Lúcia, Márcia e Narcisa.
Grupo 3 - Tentar tombar a casa:
Viamão, 17 de junho de 2009
Ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artísticonacional Brasília/DF
Ref: Tombamento de Patrimônio Histórico - Residência da Família de Tapir Rocha
Prezados Senhores,
Vimos através deste apresentar uma proposta de tombamento da casa onde nasceu Tapir Rocha, ilustre político de Viamão/RS.
A casa foi construída na década de vinte pelo ilustre arquiteto português Oscar da Silvae guarda ainda os traços originais da época, sendo um perfeito exemplar de réplica da arquitetura açoriana do século passado.
A residência possui belos e arborizados jardins, com ampla área social no primeiro andar,com 700m2 distribuídos em salas de estar, jantar, gabinete, sala íntima, cozinha, lavabo. No andar superior, encontram-se seis: dormitórios em perfeito estado, três amplos banheiros, sala íntima e biblioteca. Neste mesmo andar, encontra-se um escritório com uma belíssima coleção de selos e moedas raras. A casa toda é ornamentada por obras de arte e móveis de época em perfeito estado.
A casa está toda pintada, necessitando apenas de reparos no lavabo, do andar térreo, para conserto de encanamento.
Além disso, outros utensílios de inestimável valor histórico compõe o patrimônio, tais como: baixelas de prata e porcelana chinesa, cristais, jóias de família e roupas de época.
A casa localiza-se distante da zona urbana. Tendo em vista, seu amplo espaço externo, que pode ser utilizado como estacionamento. amplas aberturas que facilitam acesso e a fácil localização pela RS 118, sugerimos que a residência seja tombada para a criação de um museu, com o objetivo de preservar a cultura de nossa terra.
Contando com o apoio e a receptividade do projeto, despedimo-nos.
Atenciosamente
Componentes do Grupo: Paula,Karen, Waleska.
Grupo 4: Roubar a casa : Certo dia, três homens estacionaram seu carro em frente a uma residência a qual já vinham observando há muito tempo, pareciam agitados e discutiam algo. De repente, dois garotos atravessaram a rua e entraram na casa.
Dentro do carroa discussão tornou-se mais acirrada, um deles fez menção de sair, parecendo desistir de algo, o outro começa a colocar a touca ninja para se disfarçar.
Já estando caracterizados, resolvem se aproximar da casa. Encontram uma porta lateral aberta e adentram.
Ouvem as crianças ouvindo música na sala de estar e decidiram ir diretamente ao closet, onde sabiam estar localizado o cofre com as jóias da família. Arrombaram o cofre facilmente, pois eram expert no assunto, recolheram as jóias e desceram, ao passar pelo escritório observaram a existência de uma coleção de selos e moedas raras, colocaram tudo em uma mala e foram emborasem que as crianaças percebessem o que havia ocorrido.
Moral da história: Mães,não dêem suas voltinhas nas quintas-feiras. Componentes do Grupo: Vânea,Juliane e Mírnea.
Grupo 5 - Alugar uma casa: Aluga-se uma casa de alvenaria com 300m2 - Águas Claras, 3 quartos, sala de jantar e estar, lavabo, garagem, escritório, pátio amplo, recém reformada, valor a combinar. Fone:999.66.494- 33.32.22.58. Componentes do Grupo: Ana Maria, Janaina, Jaqueline.
- Lição de Casa: Atividade com alunos no TP3 AAA3 atividade 2, página 41 - Primeiro Classificado número 01 ao 06.
- Olhem agora as fotos dos cursistas em grupos trabalhando sobre Gêneros e Tipos textuais.
Até a próxima oficina dia 24/06! Bjus Sílvia.